Hoje foi anunciada as medidas para melhorar o sistema financeiro e assim melhorar a tomada de crédito mais baratos. A medida que estava assustando as pequenas empresas de crédito, como a startup NuBank, Que poderia fechar as portas se o Banco Central anunciasse a redução do prazo para repasse de dinheiro para os comerciantes.
Então, o presidente de Banco Central, não estipulou tempo para o repasse do valor das compras para os lojistas como estava sendo cogitado anteriormente para se igualar com outros países, como nos Estados Unidos que as operadoras tempo que repassar dois dias após a realização das compras.
A NuBank já emitiu nota em sua FanPage no Facebook, informando que entende a situação dos lojistas principalmente devido a situação que o país está enfrentando, e que não podia haver uma condição inversa na medida para melhorar a situação econômica levando a prejudicar o consumidor, pois ferirá a concorrência, e ainda na nota diz acreditar que as mudanças sustentáveis é a livre concorrência, e reforça que a empresa veio para ficar.
Com isso, segundo a divulgação, o Banco Central irá se reunir com as operadoras para criar um mecanismo melhor e que não prejudique o setor. Outra medida a ser tomada já para o ano que vem, será a possibilidade de o lojista poder estipular preços diferentes dependendo da forma de pagamento do consumidor.
Segundo o presidente do Banco Central, estão regularizando a prática de cobrar mais barato para quem for pagar a vista no dinheiro, só precisa ser aprovada a medida provisória para a prática entrar em vigor oficialmente. Agora vamos ver se os consumidores irão gostar dessa prática. A partir de março, acaba também a exclusividade de cada maquininha de pagamento de aceitar apenas uma bandeira, e assim deixar mais competitivo o mercado de cartões.