Novo vilão da inflação, agora quem será que vai mexer no seu prato?

Ultimamente temos visto as altas nos preços de diversos produtos que fazem parte da mesa do brasileiro, em 2015, foi o tomate que foi o vilão extremo, e agora chegou a vez do feijão carioca.

O preço subiu 54% até junho, segundo o IPCA-15 que é uma prévia da inflação, medido pelo IBGE.

wp-1467486300017.jpg

A dona de casa, a cada dia que vai ao supermercado tem notado na gôndola que o preço está a cada dia mais salgado, recentemente o presidente Michel Temer disse semana passada que irá abrir a importação para conter o preço, mas será que essa será a solução, pelo que diz alguns agrônomos o Carioca é produzido aqui no Brasil.

Felipe Serigati, da FGV disse a BBC que não temos muitas opções para trazermos feijão para cá, são uma quantidade muito marginal o que se tem na Argentina ou no Paraguai, além disso, o feijão que gostamos é o carioquinha, e não dá para fazer lentilha no lugar.

Segundo reportagem da BBC Brasil, a distribuição irregular das chuvas neste ano prejudicou a colheita

Depois do feijão, agora o arroz também está começando a aumentar, e o prato típico do brasileiros está ficando mais caro, agora a culpa são as tempestades que caíram no maior estado produtor, o Rio Grande do Sul, em abril ocorreu uma quebra de 15% na safra, com isso os preços já subiram mais de 5%, segundo o IPCA-15

E quem diria, a cadeia alimentar das vacas também está comprometida, o milho que é utilizado para fazer as rações dos animais também está começando a inflacionar, logo, nosso leite do café da manhã estará ficando mais caro, bem como a carne de nosso prato, pois os produtores sempre vão repassar esse aumento para o consumidor final.

As chuvas voltam ser motivo para justificar esse aumento, pois segundo os especialistas dizem que ela atrapalhou a pastagem e a logística, ocasionando a redução na oferta.

CréditosBBC Brasil

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s