Ultimamente temos visto as altas nos preços de diversos produtos que fazem parte da mesa do brasileiro, em 2015, foi o tomate que foi o vilão extremo, e agora chegou a vez do feijão carioca.
O preço subiu 54% até junho, segundo o IPCA-15 que é uma prévia da inflação, medido pelo IBGE.
A dona de casa, a cada dia que vai ao supermercado tem notado na gôndola que o preço está a cada dia mais salgado, recentemente o presidente Michel Temer disse semana passada que irá abrir a importação para conter o preço, mas será que essa será a solução, pelo que diz alguns agrônomos o Carioca é produzido aqui no Brasil.
Felipe Serigati, da FGV disse a BBC que não temos muitas opções para trazermos feijão para cá, são uma quantidade muito marginal o que se tem na Argentina ou no Paraguai, além disso, o feijão que gostamos é o carioquinha, e não dá para fazer lentilha no lugar.
Segundo reportagem da BBC Brasil, a distribuição irregular das chuvas neste ano prejudicou a colheita
Depois do feijão, agora o arroz também está começando a aumentar, e o prato típico do brasileiros está ficando mais caro, agora a culpa são as tempestades que caíram no maior estado produtor, o Rio Grande do Sul, em abril ocorreu uma quebra de 15% na safra, com isso os preços já subiram mais de 5%, segundo o IPCA-15
E quem diria, a cadeia alimentar das vacas também está comprometida, o milho que é utilizado para fazer as rações dos animais também está começando a inflacionar, logo, nosso leite do café da manhã estará ficando mais caro, bem como a carne de nosso prato, pois os produtores sempre vão repassar esse aumento para o consumidor final.
As chuvas voltam ser motivo para justificar esse aumento, pois segundo os especialistas dizem que ela atrapalhou a pastagem e a logística, ocasionando a redução na oferta.
Créditos: BBC Brasil