Cuidado com convite de vídeo chamada no WhatsApp

image

Caso você receba uma mensagem solicitando uma videochamada pelo WhatsApp, não clique, pois segundo a Kaspersky Lab, uma mensagem sobre essa funcionalidade está circulando entre os usuários do aplicativo com a falsa promessa de ativar o recurso de videochamada.

Essa ferramenta ainda não existe no app. A mensagem, que chega por meio de algum contato conhecido, induzindo que a pessoa  acesse o link, o qual levará a uma página com formato específico para dispositivos móveis. Em seguida, será solicitado o número do telefone para continuar.

Segundo Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, após este cadastro, a sua linha pode acabar em um sistema de assinatura que cobrará altas taxas, chegando até a enviar uma cobrança mensal.

Para disseminar a falsa mensagem e atingir o maior número de vítimas, o site malicioso informa que para receber o suposto recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos. Esta tática é típica de um scareware – campanha que visa alavancar um software suspeito ou com benefícios limitados.

Créditos: UOL

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s