Esses primeiros dias de 2015, o paulistano tem sofrido com as altas temperaturas do verão, dias com temperaturas passando dos 35ºC, com sensação térmica de mais de 40ºC, e como suportar isso, sendo que a capital paulista está cercada por edifícios?
Sendo assim, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) publicou uma portaria obrigando a todos os coletivos que fazem parte do sistema de transporte da cidade a terem seus veículos equipados com sistema de ar-condicionado. A prefeitura quer que a exigência já faça parte do contrato de concessão de ônibus.
O secretário de transportes Jilmar Tatto disse que já estão preparando o processo licitatório e que a exigência já está inclusa na próxima concessão. A SPTrans (São Paulo Transportes) deve estabelecer critérios e prazos para que todas as empresas instalem o ar-condicionado nos veículos. Hoje há somente 60 dos 14.800 veículos com ar-condicionado.
O jornal O Estado de São Paulo publicou no último dia 21, que a população sofre com o calor nos ônibus da cidade, e que há uma diferença de 12ºC de um ônibus com ar-condicionado com os que não possuem o equipamento.
Com isso, quando as temperaturas estivem nos patamares altos, a população poderá se refrescar andando de ônibus, mas enquanto isso, fica no sonho.
Créditos: O Estado de São Pailo