Todos tem criatividade, mas alguns nem percebe que essa criatividade é nata, e quando nos deparamos com algum tipo de problema, logo a criatividade desperta em nossa mente.
Essa criatividade pode e deve ser usada em nosso meio profissional. Normalmente ela aparece, explicitamente, em pessoas curiosas ao extremo, que buscam informações e as percebem de forma diferente. Em geral, estas pessoas são persistentes, bem humoradas, rápidas na execução de atividades, de fácil percepção e com muita habilidade de aprendizado.
Este ciclo de busca da criatividade, possibilita aos profissionais, que aproveitem suas habilidades, descobrindo o real potencial de cada um, proporcionando grandes benefícios para toda a equipe de trabalho, criando, produzindo ou inventando algo diferente, se superando profissionalmente.
Hoje, para as pessoas que não conseguem aflorar essa expertise, a psicóloga Maria Elisa Moreira explica que, existem treinamentos de criatividade e inovação, que têm como objetivo, potencializar o autoconhecimento, explorar novas ideias, alimentando a competitividade da equipe, melhorando as formas de atendimento, a execução dos serviços, das vendas e, inclusive, do posicionamento do produto no mercado.
Elementos básicos da cultura organizacional moderna, a criatividade e a inovação são totalmente relevantes nesta era da informação, permitindo às empresas e outros países, uma nova dimensão de desempenho e a possibilidade de se enxergar o presente, com o olhar do futuro.