O festival ocorrerá neste fim de semana dias 15 e 16 de julho de 2017 no sábado das 10h30min às 19hs e no domingo as 10h30min com enceramento as 18hs, na Praça da Liberdade.
Diz a lenda que uma linda princesa Orihime “Princesa Tecelã”, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou perdidamente por Kengyu, um pastor de gado, dedicados ao romance eles deixaram de lado as tarefas e as obrigações diárias. Por causa da falta de responsabilidade o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.
A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime. Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).
Para fazer o pedido, compre um tanzaku e com muita fé escreva o seu pedido e pendure nos galhos dos bambus que estarão espalhados pelas ruas.
Significado das cores dos tanzakus:
Amarelo: Dinheiro
Azul: Proteção e Saúde
Branco: Paz
Laranja: Felicidade
Rosa: amor
Verde: Esperança
Vermelho: Gratidão