Um homem vendeu suas próprias costas para um colecionador alemão. Tim Steiner, 40 anos, deixou um tatuador belga famoso por sua arte em porcos, o tatuador Wim Delvoyer conheceu a namorada de Tim há dez anos atrás (2006), e o tatuador disse a ela que tinha vontade de fazer sua arte em um humano.
E então a namorada de Tim logo ligou para ele, e disse dessa proposta, e Tim não hesitou em aceitar, então ele passou pela sessão de tatuagem, ao todo levou 40 horas, e a tatuagem tomou toda as suas costas.
“Aos meus olhos, é uma forma definitiva de arte”, diz Steiner. “Tatuadores são artistas incríveis que nunca foram realmente aceitos no mundo da arte contemporânea. A pintura sobre tela é uma coisa, pintura sobre a pele com agulhas é uma outra história”, completa.
E depois da arte estar pronta, o colecionador alemão Rik Reinking em 2008 ofereceu cerca de 150 mil euros pela obra, que significa, que quando ele vir a falecer as suas costas irão ganhar molduras.
“Minha pele pertence a Rik Reinking agora”, diz Tim. “Minhas costas são uma tela, eu sou a moldura provisória”.
O contrato prevê ainda que, Tim apresente a tatuagem sentado, sem camisa, em galerias pelo menos três vezes por ano, e quando morrer, a arte deverá ocupar um lugar na coleção de arte pessoal de Reinking.
Lugares onde Tim se apresentou:
2006: Galeria de Pury & Luxembourg, Zurique
2008: Feira de Arte, Pequim; Feira de Arte Contemporânea SH, Xangai
2008: ZKM, Karlsruhe
2009: Rathaus and Leuphana University, Luneburg
2010: Hochschule der Kunste, Berne
2011: Kunsthalle, Osnabruck; Robilant & Voena, Londres
2011: Mona, Hobart
2012: Zone Contemporaine, Berne; Louvre, Paris
2013: Gewerbemuseum, Winterthur; Sammlung Reinking, Hamburgo
2014: Museu Weserburg , Bremen; Haus fur Kunst Uri, Altdorf
2015: Strada Fossaccio, Viterbo; Gewerbemuseum, Hamburgo; Civita di Bagnoregio, Roma
2016: Mona, Hobart
Créditos: BBC