A Fiat está com um projeto em que a chave do veículo vai autorizar você dirigir o carro ou não, isso claro se você passar pelo “teste do bafômetro”, o motorista irá assoprar a chave, e um dispositivo instalado na chave é capaz de medir o teor alcoólico do motorista. Se a chave detectar que o motorista está embriagado, o veículo não dá a partida.
Esse dispositivo tem sido chamado de “Safe Key”, ao motorista receber essa chave, terá que cadastrar um amigo que irá ser acionado caso a chave trave para que ele possa lhe socorrer, mas se não tiver quem chamar, o aplicativo da chave ainda pode chamar um táxi, que a montadora pagará parte da corrida.
A ideia, da agência de publicidade Isobar Brasil, foi finalista na premiação de inovação do Cannes Lions, o Festival Internacional de Criatividade realizado em junho. Segundo o vice-presidente de criação da Isobar Américas, Fred Saldanha, embora a chave possa ser burlada, já é um passo para ajudar na conscientização do perigo de combinar bebidas alcoólicas e direção.
De acordo com a agência, aproximadamente sete mil mortes no trânsito tiveram relação com o consumo de álcool em 2014. Segundo a assessoria de imprensa da Fiat, o projeto está sendo estudado e não tem uma data específica para ser comercializada nem uma forma já definida, embora esteja certo que chegará ao Brasil. O produto poderá ser oferecido como um brinde extra na hora da venda do automóvel, como um opcional disponível no setor de pós-venda ou até ser incluído em alguma campanha promocional da marca.
Créditos: Fiat Safe Key