Muitos já devem ter ouvido falar de dicionários de palavras regionais, como tem em alguns estados brasileiros, e agora a SPTuris (São Paulo Turismo) com o objetivo de melhorar ainda mais a receptividade dos turistas que irão chegar a São Paulo, acabou de criar o Dicionário Paulistanês.
Esse dicionário possui 150 palavras típicas do linguajar de paulistano, e elas são acompanhadas de fotos e áudios, e também tem exemplos de uso em situações do cotidiano informal, no link próximo da orelha.
Ficou interessado, por enquanto o dicionário está disponível apenas na versão online, esperamos que em breve saia a versão impressa, o site é http://www.cidadedesaopaulo.com/paulistanes
Nesse dicionário conta com a palavra “Niver“, que significa aniversário, bem como outras palavras bem paulistanas como “rango“, “busão“, “é nóis“, “mó“, “da hora“, “na faixa“. Acredite o dicionário já conta com a palavra “rolezinho”.
Ele é separado por seções como: Gastronomia, Mania de Paulistano, Dialetos da cidade, além de você acessar as palavras através das letras.
Na seção de “Gastronomia”, os curiosos poderão descobrir como é chamado, em São Paulo, uma bergamota, um pão com manteiga ou assado no forno. O público vai saborear o significado de “geladinho” (o chupe-chupe) e compreender o que é comer um “virado à paulista”, uma “mistura” ou tomar um “pingado”.
Os diferentes sotaques de São Paulo, como o italiano do bairro do Bixiga, o sírio-libanês da região da Rua 25 de Março, o coreano do Bom Retiro ou o boliviano do Pari, entre outros, não poderiam estar de fora e podem ser encontrados em “Dialetos da Cidade”.
Não perca tempo e conheça esse novo dicionário que para você ele está “na faixa“, e agora não irá mais ficar “boiando“. E se por ventura, ver que falta alguma palavra, você ainda pode contribuir no próprio site.
Dicionário Paulistanês
http://cidadedesaopaulo.com/paulistanes/