O SANTO E A PORCA de Ariano Suassuna

O Santo e  porca - Gláucia Rodrigues - foto Cláudia RibeiroEscrita por Ariano Suassuna em 1957, O Santo e A Porca aborda o tema da avareza. O texto, segundo o próprio Suassuna, “é uma imitação nordestina” da peça Aululária, também conhecida como a Comédia da Panela, do escritor romano Plauto. A peça relata o casamento da filha de um avarento, sendo que o “santo” do título é Santo Antonio e a “porca” é um cofrinho, símbolo do acúmulo de dinheiro e tão protetor quanto o santo.

A avareza doentia de Euricão (Elcio Romar) vai deixá-lo pobre e solitário, como ele se dizia ser e vivia para evitar os fantasmagóricos “ladrões” que o assediavam. Caroba (Gláucia Rodrigues) criada de Euricão, para se casar com Pinhão (Nilvan Santos), que trabalha para o milionário Eudoro (Luiz Machado), arquiteta um mirabolante, audacioso, confuso e hilário plano. Todos se deixam envolver tendo de um lado os “oprimidos” de todas as espécies e, de outro, os supostos opressores Euricão e Eudoro.

A comédia “O Santo e a Porca” não foge à regra dos espetáculos de Ariano Suassuna, onde a simplicidade do trabalho permeia toda ação dramática. O cenário recria um ambiente do interior nordestino. A cultura nordestina é amplamente valorizada através de personagens que trazem consigo a marca de um povo sofrido, porém alegre. Intrinsecamente ligado ao espetáculo teatral popular brasileiro, O Santo e A Porca é profundamente cômico, festivo, mágico e malicioso. A encenação busca instaurar um ambiente de encantamento, onde os contrastes entre a riqueza e a pobreza saltam aos olhos.

 

SERVIÇO

TEATRO IPANEMA
Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
Tel. 2267.3750

HORÁRIO: 4ª E 5ª ÀS 21HS
INGRESSO: R$ 40,00
Capacidade: 222 lugares

Classificação etária: Livre

DE 26 DE JUNHO A 01 DE AGOSTO DE 2013

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s