O Facebook divulgou comunicado que há um brecha no aplicativo que poderia ser possível um ataque por hackers, e até mesmo poderiam instalar um aplicativo malicioso no celular que seria capaz de roubar dados pessoais.
Com isso, já estão disponível a atualização corrigindo a falha, nesse artigo divulgamos as versões que o Facebook divulgou até a vulnerabilidade, quem tiver versões iguais ou anteriores a que estão aqui em baixo, deve atualizar. Também recomenda-se estar com o sistemaoperacional do gadged atualizado a fim de proteger de possíveis ataques cibernéticos.
No comunicado a brecha atinge usuários que estão com as seguintes versões ou anteriores do aplicativo:
- Whatsapp para Android v2.19.134;
- Whatsapp Business para Android v2.19.44;
- Whatsapp para iOS v2.19.51;
- Whatsapp para iOS v2.19.51;
- Whatsapp para Windows Phone v2.18.348;
- Whatsapp para Tizen v2.18.15.
Para fazerem a atualização, ser a necessário entrar na loja de aplicativos de seu sistema operacional, use a busca para procurar o aplicativo Whatsapp e clique em atualizar.
O ataque foi descoberto no começo de maio. Na época, o Facebook, que controla o WhatsApp, explicou para especialistas em segurança: “Uma vulnerabilidade de ‘buffer overflow’ no sistema VOIP do WhatsApp permitiu a execução remota de um código através de uma série especialmente criada de SRTCP [pacotes de protocolo de transporte seguro em tempo real] enviados para um número de telefone alvo”.
Os invasores usaram a brecha no sistema VoIP, onde faziam uma ligação para o telefone a ser infectado e mesmo seu o usuário atender o programa começava a espionar, burlando a criptografia ponta a ponta, onde as mensagens só poderiam ser vistas pelo remetente e destinatário, abrindo a possibilidade de outro também ter acesso.