No início do ano, vimos que todos estavam correndo nas lojas para encontrar o extintor veicular ABC, que atende as três classes de incêndio, e depois com a dificuldade de encontrar o produto o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) resolveu adiar para que todos os veículos com mais de 10 anos pudessem ter esse item de segurança e assim evitar multa e pontos na carteira de habilitação.
Pois bem, hoje dia 17 de setembro, o item que era obrigatório em todos os veículos passa a ser facultativo para os veículos de passeios assim que for divulgado no Diário Oficial da União, que acredita-se ser publicado entre amanhã até a próxima segunda-feira, 21.
A mudança na legislação envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. Porém, o equipamento permanece obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
A obrigatoriedade do extintor em veículos automotores era desde 1970, e a decisão de deixar a obrigatoriedade foi tomada após diversos encontros com os fabricantes de extintores, Corpo de Bombeiros e a Indústria Automotiva.
Dados da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva apontam que, dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24, o equivalente a 3% dos casos, informaram que usaram o extintor.
Além disso, estudos realizados pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros e baixa flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.
Os veículos tais como ônibus, caminhões e veículos destinados a transporte de materiais inflamáveis deveram portar o equipamento, sujeitos a multa de R$ 127,69 mais cinco pontos na habilitação.