Hoje o Itaú Cultural apresenta a exposição Ocupação Aloisio Magalhães. Dedicado a diferentes artistas, a 19º edição do projeto apresenta o trabalho e a história do designer criador do primeiro logotipo da Rede Globo e da nota de Cruzeiro.
A exposição está dividida em três partes: o trabalho como artista plástico, como designer e como formulador de políticas públicas na área da cultura.
Nascido em 1927, Aloisio Magalhães começou seu trabalho artístico ainda na Faculdade de Direito ,quando criou cenários e figurinos para o Teatro do Estudante de Pernambuco, fundado por Ariano Suassuna. A partir de 1949, manteve seu próprio ateliê, onde pintava abstratas obras animadas com motivos de sua terra. A Ocupação Aloisio Magalhães traz produções desta época e relata as inúmeras exposições no Brasil e no exterior.
Aloisio Magalhães criou ícones marcantes do design como os logotipos do 4ª Centenário do Rio de Janeiro, da Fundação Bienal de São Paulo, do IBGE, do Banco Moreira Salles (Unibanco, atual Itaú), a identidade visual da Petrobrás, o símbolo da Light, a primeira marca da TV Globo e a arte das notas de Cruzeiro.
A Ocupação Aloisio Magalhães apresenta uma diversidade de ícones desenhados por ele, incluindo desenhos a lápis e os estudos para a cédula de 500 cruzeiros. A trajetória político-cultural do artista é apresentada com documentos e fotos que mostram sua atuação na divulgação da cultura em diversas regiões do país. Aloisio Magalhães morreu em 1982, na Itália, em pleno exercício do seu trabalho, quando tomava posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos.
Serviço:
até domingo 24 de agosto de 2014
terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30); sábado, domingo e feriado das 11h às 20h
Piso Térreo
Entrada franca