Dia dos Namorados

O dia dos namorados está chegando e muitos apaixonados se preparam para declarar todo o seu amor pela pessoa amada. O famoso “Dia dos Namorados” é um dos dias mais esperados do ano, mas poucos conhecem a sua origem, então vamos contar um pouco da história.

A história conta que o imperador Cláudio II havia proibido o casamento durante as guerras, afirmando que os solteiros eram melhores combatentes. O bispo Valentim foi contra as leis do imperador e continuou realizando casamentos em segredo. Algum tempo depois Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte. Em seu tempo de prisão, muitos jovens tinham o costume de enviar flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Até o próprio Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, por um milagre, ele conseguiu devolver a sua visão. Antes de ser executado, Valentim deixou uma mensagem de adeus para sua amada, na qual ele assinou como “De seu Valentim”.

Valentim foi considerado Mártir pela Igreja Católica e a data de sua morte, 14 de fevereiro, foi marcada como a união dos Namorados, em homenagem ao bispo que mais acreditava no amor. No século XVIII, a data foi adotada nos Estados Unidos como “The Valentine´s Day” e criou-se a tradição de presentear a pessoa amada nesse dia.

balon_loveOs países comemoram esse dia tão especial de maneiras diferentes. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e ganham doces de seus pais. Na Itália, o costume é fazer um grande banquete e comemorar com as pessoas que você ama. Os dinamarqueses mandam flores prensadas umas às outras, chamadas “flocos de neve”. Já nos Estados Unidos, diferentes lojas preparam produtos voltados para o Dia dos Namorados algumas semanas antes do dia dos namorados. É possível encontrar uma grande variedade de cartões comemorativos, além de uma decoração repleta por corações e balões vermelhos.

O Japão também vira palco para uma grande festa comercial, mas algo muito interessante é o costume de mulheres darem chocolates aos homens nesse dia como forma de expressar o seu amor. Se o homem também gostar dessa mulher, ele deverá retribuir o tal feito um mês depois, no dia 14 de março. Em empresas do Japão, também é muito comum as mulheres presentearem seus superiores com chocolate como forma de cortesia ou agradecimento. Esse ato é chamado de “Giri-choco”, enquanto o “Hommei-Choco” é o nome dado ao primeiro caso, no amor romântico.

No Brasil, o “Dia dos Namorados” é comemorado no dia 12 de junho, que antecede o Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. Nós também temos o costume de presentear a pessoa amada com chocolates, flores e lindos cartões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s