Festival dois pontos – (Des)ocupação

dois_pontos

O Festival comemora o ano de Portugal no Brasil e desde o dia 1º de abril teve peças de teatro, dança e música se apresentando em vários teatros da cidade. “Museu Encantador” busca fazer uma reflexão sobre os vínculos culturais de Brasil e Portugal e aborda o encantamento, o fascínio, espanto, deslumbramento, afeto e estranhamento a partir de obras de artistas brasileiros e portugueses.

O espetáculo terá entrada gratuita na sexta e no sábado e no domingo será apenas R$ 1,00.

O Festival chega a sua última semana e um dos destaques da programação é a “(des)ocupação – pequeno café luso-brasileiro”, que acontecerá de 25 a 28 de abril, às 20h, no Teatro Café Pequeno. Um evento interdisciplinar, entre criadores portugueses e cariocas que tem como conceito proporcionar um dispositivo de vivências no intuito de conjugar trabalhos artísticos que questionem a histórica contemporaneidade da construção de ambas nações portuguesa e a brasileira. Serão abordados e questionados os seguintes pontos: (des)colonização do território/pensamento; (des)conhecimentos mútuos; (est)éticas e procedimentos das Identidades interferentes.

Com direção artística de Berta Teixeira e César Augusto, as apresentações contarão com os diferentes artistas a cada dia, brasileiros e portugueses, entre eles: Viviane Mosé, JP Simões, Flávia Gusmão, Bruno Aleixo, Ricardo Pinto, Bernardo Zabalaga e Mauricio Lima.

Programação:

25/04 – Quinta – Viviane Mosé + JP Simões

Encontro da poeta Viviane Mosé com o músico JP Simões. Renomados em seus ambientes criativos, pela primeira vez se encontram no palco para compartilhar seus experimentos a partir de encontros realizados em imersão criativa na cidade do Rio de Janeiro: música e poesia se fundem em uma noite especial e única.

26/04 – Sexta – Programa do Aleixo (POR) + Show The Macaques

Bruno Aleixo é uma personagem de animação digital português, apresentador do talk show “O Programa do Aleixo”. Bruno Aleixo é um indivíduo que se assemelha a uma mistura ambígua entre um urso de pelúcia e um cão, sendo de fato, um Ewok, que apesar de ser natural de Coimbra, tem ascendência brasileira.

The Macaques reúne João Moreira (artista polivalente, criador e voz do Bruno Aleixo) e Ricardo Pinto (Panda Pompoir). The Macaques são, para além de criaturas exóticas, inspiradas sobretudo na seguinte trindade de vértices – Motörhead, Kiss e Ney Matogrosso. Trata-se da primeira e maior banda de rock ciclônico portuguesa e do mundo.

27/04 – Sábado – MANIFESTO + Não Dois + Nova Guitarrada

MANIFESTO – Flávia Gusmão (PT) e Xxt (BR)

Em Abril de 2012 Flávia Gusmão foi uma das convidadas para participar na Noite do Manifesto no Teatro Maria Matos, um importante teatro da cena contemporânea portuguesa. O propósito era cada artista escolher um manifesto. Flávia convidou o reconhecido musico de hip hop Chullage e com ele trabalhou a partir de “A Ultima Mensagem de Amílcar Cabral ao Povo da Guiné e Cabo Verde”. Amílcar Cabral foi o grande responsável pela luta pela independência destes países. Flávia apresenta o trabalho, agora com a ajuda do mc brasileiro Xxt, tentando atualizar a relevância deste discurso político-social.

28/04 – Domingo – BALRUM

BALRUM não é um espetáculo de teatro. BALRUM é um exercício de preterição! Preterição do latim praeteritione, consiste em tratar de um assunto ao mesmo tempo em que se afirma que ele será evitado. Este Momento de Pequenas Variedades, que gostaríamos de partilhar com o público, é uma disfunção, uma interferência, enfim, uma sinestesia.

SERVIÇO
(des)ocupação – pequeno café-luso brasileiro
Dias: 25, 26, 27 e 28 de abril (quinta a domingo)

Local: Teatro Café Pequeno – residência artística CÂMBIO
End: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon – Rio de Janeiro. Tel: (21) 2294-4480
Horário: 20h
Duração: 120 minutos (entrada e saída permitidas a qualquer momento)

Classificação indicativa: 16 anos
Grátis (quinta à sábado) / R$ 1,00 (domingo)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s